Acompanhe as novidades

Saiba mais sobre o procedimento de abdominoplastia

Publicado em 21/11/2016Saiba mais sobre o procedimento de abdominoplastia

A abdominoplastia tem se tornado popular no Brasil, além de ser amplamente discutida no contexto da cirurgia plástica. O procedimento remove o excesso de gordura e de pele da região abdominal e restaura músculos enfraquecidos ou separados, resultando em um abdômen bonito e tonificado.

Entre os fatores que contribuem para a flacidez abdominal e que são tratados pela abdominoplastia estão gravidez, envelhecimento e oscilações no peso. Para entender o procedimento, preparamos um pequeno guia com informações básicas. 

A técnica cirúrgica

A cirurgia consiste em duas incisões. A primeira é feita em formato horizontal, logo acima dos pelos pubianos, até próximo aos quadris e a segunda termina perto do umbigo. A segunda incisão é trazida até próximo da primeira após a junção (sutura) das fibras musculares abdominais, o que garante o tônus ao abdômen.

Feito isso, com o excesso de pele e gordura já removidos, o umbigo é recolocado no lugar correto e as suturas são feitas.

Pós-cirúrgico

Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente fica com dreno por cerca de 48 horas e deve manter a postura curvada de 10 a 15 dias, evitando causar tensão na cicatriz.

Caso sinta dor, pode ser tratado com analgésicos e antiinflamatórios comuns.

Após um mês, as atividades físicas são liberadas. Porém, o uso da cinta deverá estender-se por pelo menos dois meses após a cirurgia.

Resultados esperados após a abdominoplastia

Com a abdominoplastia, espera-se uma silhueta melhor, mais firme e delineada. Porém, é preciso ter paciência para que os resultados apareçam completamente.

É comum haver sensibilidade na região próxima à cicatriz até, aproximadamente, 6 meses depois da cirurgia. Outra informação importante é que as cicatrizes começam a clarear cerca de 2 meses após a cirurgia e depois de 6 meses adquirem um aspecto mais esbranquiçado e começam a ficar mais finas de forma definitiva.

Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia, período no qual os tecidos diminuem seu edema gradualmente e a cicatriz vai adquirindo sua coloração e textura definitivas.


É importante lembrar que o procedimento é delicado e a decisão de se submeter à cirurgia não deve ser feita pensando em agradar outras pessoas. Se você se interessou pelo procedimento, entre em contato com seu médico para realizar a avaliação do seu caso e tirar suas dúvidas.