Acompanhe as novidades

Saiba sobre a cirurgia de correção de cicatriz

Publicado em 14/06/2017Saiba sobre a cirurgia de correção de cicatriz

Cicatrizes inestéticas fazem parte de qualquer procedimento cirúrgico e também podem ser causadas por acidentes, queimaduras e traumas, tornando a espessura e o tom da pele completamente visíveis e, na maioria das vezes, sendo um incômodo para o paciente. Para melhorar a aparência dessas marcas, a solução ideal é a cirurgia de correção de cicatriz.

Indicações da cirurgia de correção de cicatriz 

A boa cicatrização depende de diversos fatores, como a área corporal afetada e características biológicas do paciente. A cirurgia de correção de cicatriz inestética proporciona a minimização das cicatrizes e torna mais uniforme com o tom de pele.

Durante o processo cicatricial, a marca pode demorar meses para atingir sua maturação e é possível tratar para que haja uma evolução mais rápida. Porém, em casos em que a cicatriz atinge a maturação e ainda apresenta uma grande marca, a cirurgia de correção de cicatriz pode ser necessária.

As opções de tratamento variam de acordo com a necessidade do paciente e o grau da cicatriz, que podem incluir:

  • Tratamentos tópicos simples;
  • Procedimentos poucos invasivos;
  • Revisão cirúrgica com técnicas de fechamento de ferida;
  • Ressecções fusiformes;
  • Reorientação das cicatrizes.

Tipos de cicatriz

  • Cicatrizes hipertróficas: são aglomerados que se desenvolvem nas cicatrizes.
  • Queloides: são maiores que as hipertróficas e podem até serem dolorosas.
  • Contraturas: são cicatrizes que restringem o movimento devido a junção da pele. Existe também a cicatriz retraída que repuxa os tecidos adjacentes.
  • Cicatriz atrófica: é mais funda que o relevo da pele ao redor.
  • Cicatriz discrômica: são cicatrizes mais claras ou escuras que a pele ao redor, e pode ser resultado de exposição solar em cicatriz recente. 

Processo cirúrgico

A cirurgia de correção de cicatriz de até quatro centímetros leva aproximadamente 30 minutos. Já o procedimento que envolve cicatrizes maiores pode demorar até uma hora. As complicações são raras, porém podem ocorrer, como em qualquer procedimento cirúrgico. Por isso, é preciso ficar atento e tomar os cuidados indicados pelo médico para evitar infecções, sangramentos e abertura de pontos.

O resultado final do procedimento cirúrgico pode ser visto após um ano, quando a marca está totalmente cicatrizada.

A cirurgia de correção de cicatriz é mais um dos procedimentos realizados pelo Dr. Petrônio Fleury. Para mais informações, marque uma consulta.